o workshop vai estimular cada participante a observar, pensar e reflectir, a entender o processo envolvido na escolha de um assunto e na definição de uma intenção. Mostrará como usar o desenho de observação para pensar criticamente e encontrar soluções plásticas para expressar o que se sente e pensa.
A aula não é sobre como desenhar ou pintar paisagens, embora seja realizado ao ar livre. A paisagem será utilizada porque oferece muitas opções diferentes e como exemplo de como organizar o pensamento reflexivo em qualquer ambiente ou situação. Não se pretende insinuar que as soluções precisem ser formais ou realistas, nenhum estilo ou escola será destacado.
Cada participante será estimulado a pensar sobre seus pensamentos e suas emoções e a observar criticamente e a registar suas observações, escrevendo, desenhando ou pintando.
Tendo o desenho como base, pretende-se com este workshop fazer um afastamento do academismo, utilizando materiais contemporâneos e técnicas mistas aplicados a vários suportes.
método
A melhor maneira de ensinar uma técnica é pela demonstração, seguida por exercícios que permitem que os participantes trabalhem usando todas as técnicas. No entanto, entende-se que o maior desafio no domínio de uma técnica é a adaptação das ideias à técnica. Portanto é muito importante orientar as pessoas na busca de uma linguagem e de uma expressão próprias.
o que trazer
Roupa confortável, bloco de desenho, curiosidade, lápis, boa disposição!
participantes
artistas, pseudo-artistas, wannabes, simples curiosos, todos os criativos, amantes do sol!
máximo de 15 pessoas
Programa completo
chegada à Pedralva 6ª feira
sábado aula das 10h às 13h
almoço
aula das 15h às 19h
jantar de confraternização dos artistas!
domingo dia livre
Preço (pagamento de 50% no acto da reserva)
140€
estadia 2 noites no Belleville
workshop
almoço e jantar de sábado no Belleville
todos os materiais do curso
60€ só workshop
Orientador
Pedro Prieto
11º habitante da Pedralva
vive com Miss Guga
estudou pintura no ArCo no século passado pintor boémio muito paciente